Lapa FM

Confira os eventos, promoções e novidades em Amélia Rodrigues e Região. Aqui, no Lapa FM!

Quem sacou o FGTS também receberá sua parte do lucro do fundo; entenda

Quem sacou o FGTS também receberá sua parte do lucro do fundo; entenda

Pagamento será proporcional ao saldo em 31 de dezembro de 2016 e somado ao rendimento do fundo; dinheiro só poderá ser retirado em casos previstos na lei.


O Trabalhador que sacou o dinheiro de sua conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) este ano também receberá sua parte do lucro obtido no fundo. Na mesma medida que liberou o saque do FGTS, o governo decidiu que vai dividir o lucro do FGTS com os trabalhadores.

O dinheiro vai ser depositado até o dia 31 de agosto. Mas ele não poderá ser sacado sem justificativa. Ele só poderá ser retirado em situações específicas (veja abaixo quais são), informou ao G1 o Ministério do Trabalho.

Cerca de 240 milhões de contas do FGTS – ativas e inativas – com saldo em 31 de dezembro de 2016 receberão um valor proporcional à metade do resultado líquido (lucro) que o fundo obteve com investimentos no ano passado.

A distribuição deste lucro será proporcional ao saldo em cada conta do FGTS naquela data, disse o governo.Ou seja, mesmo que o dinheiro já tenha sido sacado, o valor será creditado nesta mesma conta. Este valor ainda não foi divulgado oficialmente, mas estima-se que em 2016 o lucro do fundo foi de aproximadamente R$ 14,5 bilhões, o que daria em torno de R$ 7 bilhões a serem distribuídos entre os trabalhadores. Anteriormente, todo o lucro do FGTS ficava com o governo.

Este pagamento será somado ao rendimento atual do FGTS, que é de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Este retorno tem ficado, historicamente, bem abaixo da inflação. Em 2016, o FGTS pagou 5,01% de rendimento aos trabalhadores, enquanto a poupança rendeu 8,30%. Já a inflação oficial avançou 6,39% no período.

 

FONTE: G1

(Foto: Anderson Viegas/G1 MS)